O que é o Software Assurance?

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse nome difícil é o serviço de manutenção da licença Microsoft. Para simplificar chamamos de SA. Só pode ser vendido na compra da licença, então saber se é necessário ter é muito importante. A questão é que ele não é muito oferecido. O mercado está mais acostumado a pedir o tradicional Open sem o SA.

O Software assurance pode ser obrigatório em alguns tipos de contrato, no Open por exemplo é opcional, porém a validade dele é de 2 anos. O que não compensa muito porque em 2 anos dificilmente a empresa irá migrar assim que atualizar a versão. Então se for adquirir se seja nos contratos de padronização como o Open Value e o EA, onde a validade é de 3 anos.

Quais são os benefícios do Software assurance?

São inúmeros, e se usá-los lucrará muito com esta manutenção. Vamos listar alguns:

  • Atualização da mais nova versão – Esta é a principal que mantém seu investimento inicial resguardado. Pois na Microsoft não existe upgrade de versão (exceto Windows desktop), apenas comprando tudo de novo.
  • Atualização de CAL de acesso – Normalmente quando se compra novas versões para servidores é necessário também comprar novas cals daquela versão. Se os servidores tiverem o Software assurance as cals também são cobertas, mesmo
  • Cursos e-learning da Microsoft – 
    Avaliações, laboratórios virtuais, aconselhamento com especialistas e uma abordagem interativa e não linear tornam o e-learning uma experiência flexível e envolvente.
    Você precisa ter uma conta Microsoft para se cadastrar em um curso. Os estudantes devem iniciar o curso antes que o Software Assurance expire e completá-lo dentro de um ano a partir de quando começou.
  • Technet – Cada produto de servidor elegível com o Software Assurance proporciona para uma pessoa de sua organização o acesso ao bate papo online da TechNet, fóruns gerenciados e uma assinatura SA do TechNet. Para mais informações, leia TechNet para o Software Assurance.
  • Mobilidade de Licença – Você pode executar produtos de servidores elegíveis em um espaço virtual por meio de um farm de servidores aprovado pela Microsoft da lista dela de Parceiros de Mobilidade Autorizados. Sem este benefício não é possível aproveitar licenças em datacenter. Saiba mais aqui.
  • Licenças para Disaster Recovery – Ao adquirir SA para Windows server é possível ter 1 licença para cada licença comprada para instalar em um ambiente frio de recuperação de desastre.
  • Benefício desconto Azure Híbrido – Clientes com servidores com SA, entram no programa de desconto para ambiente híbrido no Azure.

 

Qual a grande vantagem do SA?

Protege o investimento do software. A licença não fica obsoleta. O software tem um ciclo de vida e muitas das vezes a TI aumenta o máximo de duração, mas em compensação a empresa fica desatualizada e sem suporte.

O Software Assurance representa em média 30% do valor da licença. E só é possível adquirir na aquisição da licença. Ele se paga a medida que o software vai se depreciando e é necessário adquirir uma nova versão, além dos outros benefícios. Desta forma não é mais necessário recomprar um software na nova versão. Sempre faço uma projeção do valor da licença renovando o Assurance x o valor da licença recomprando a cada 4 anos, ao longo de 10 anos. Assim, é possível ver se é vantajoso a longo prazo.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *